domingo, 24 de março de 2013

Anatomia de um problema

   
    Um dia você percebe que ninguém passa a mão na sua cabeça para sempre... E nem você deveria fazê-lo com os outros. Cada um sabe os problemas que tem, as dificuldades que passa. E todos deveriam saber: cada um na sua. Não posso me intrometer nas tuas angústias, por mais que eu queira. A vida é feita na medida certa de cada um, sem arestas desatadas.
    Receber um ombro ou uma mão de apoio não quer dizer que você deva se deixar arrastar, ou acomodar. Ombro cansa, mão começa a suar. E solta. Mas os pés... Ah, eles se mantém firmes, se você quiser. Estão sempre prontos para um novo passo, e quando o ritmo está apertado, é só trocar de sapatos.
    A boca, às vezes, é incontrolável. Palavras e palavras de reclamação, tantas que às vezes chegam aos pés, e os fazem parar. Porque não há motivação assim, pensamento ruim não leva ninguém a nenhum lugar. A cabeça é quem manda, mas de tão cansada, por vezes deixa que a boca conduza o caminhar dos eventos. Boca esperta é aquela que se enche para não encher os outros. Que leva os olhos ao brilho do sol, os pés uma grama fofa chamada esperança, e não permite a cabeça jamais baixar.
     Um dia você percebe que só depende de você. Que a anatomia de um problema está em como você cuida da sua própria. Anda alimentando a boca de palavras encorajadoras e a cabeça de pensamentos bons? Parabéns. Cada um sabe o que passa, e no fundo de tudo, sabe sim como enfrentar o que aflinge. Acontece que tem gente que só finge que não sabe... Só finge. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário